Concurso LabMaker
Concurso de Ideias e Projetos para o desenvolvimento de material pedagógico ou tecnologia assistiva em Laboratório Maker
O Concurso de Ideias e Projetos para o desenvolvimento de material pedagógico ou tecnologia assistiva em Laboratório Maker visa selecionar e apoiar a execução de até 10 projetos de desenvolvimento de material pedagógico ou tecnologia assistiva a ser produzido no Labmaker, com utilização de cortadora a laser ou impressora 3D, promovendo a criatividade, inovação, inclusão e o uso de novas tecnologias no processo educacional.
Vídeo ou texto
Submeta sua proposta com a Estrutura do Projeto (que pode ser do formato texto ou vídeo) com a descrição dos seguintes itens.
Resumo: Descrever o material a ser produzido.
Apresentação: Descrever o que é, que material foi pensado, se possível anexe imagens, protótipos, pode ser de algum material que esteja adaptando, quantidades, medidas, etc.
Justificativa: Qual o benefício do material ou que conteúdos serão ou poderão ser explorados com o material?
Público alvo: para quem e como será utilizado?
Descrição do(a) proponente ou equipe proponente: Quem é, de onde é, formação, lugar de atuação e motivação, se tem experiência com a produção de material em ambiente maker.
Quem pode participar?
Qualquer pessoa que tenha o interesse em desenvolver um projeto junto ao Campus Canoas na construção de materiais pedagógicos e/ou tecnologia assistiva.
Quando ocorrem as inscrições?
As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 07/08 e 31/08 por meio do link do formulário de Inscrição.
Critérios de Seleção
As ideias submetidas serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios:
Inovação: A originalidade da proposta e a utilização de tecnologias emergentes.
Relevância Pedagógica: A adequação do material pedagógico ao currículo e sua contribuição para o aprendizado dos alunos.
Viabilidade Técnica: A possibilidade de produção do material no laboratório maker com os recursos disponíveis.
Etapas do Concurso
Premiação
As dez (10) propostas melhores classificadas receberão o apoio técnico da equipe do Labmaker (professor Claudiomir e dos Bolsistas), material para o desenvolvimento (até 1kg de filamento PLA e até 20h de impressão 3D, até 0,5 m² de MDF cru 3mm ou 0,5 m² de acrílico 3mm; e até 4h de uso da cortadora a laser), além da possibilidade de participar de uma formação inicial de 8h envolvendo impressão 3D e cortadora a laser, a ser oferecida pelo labmaker.
Para mais informações acesse o regulamento.