Matemática na cultura maker: criando e cortando quebra-cabeças com recursos físicos e digitais
Autores
Cláudia Brum de Oliveira Fogliarini Filha - IFRS Campus Canoas
Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira - IFRS Campus Canoas
Diego Lieban - IFRS Campus Bento Gonçalves
PARTE I - (PREPARANDO PARA O CORTE)
1) Escolha uma imagem, limitada essencialmente por circunferências e retas (arcos de circunferências e segmentos de retas). No exemplo ao lado, escolhemos uma deste vídeo. Outras referências são os animais com 13 círculos e os trabalhos já realizados por turmas anteriores.
2) Cole/insira a imagem no Geogebra.
Em seguida, arraste a imagem para o GeoGebra. Clicando com o botão direito sobre a imagem, em Configurações, você pode habilitar a opção Imagem de Fundo.
3) Na barra de ferramentas, no ícone de circunferências, escolha a opção de círculo definido por 3 pontos (ou outra opção que julgares mais pertinente*).
*Caso prefira, você pode pular esta etapa e definir diretamente os limites de seu desenho com arcos e segmentos de retas (neste caso, avance diretamente para a etapa 6).
Permita o uso de arcos e setor circular somente em casos em que não queira explorar o conteúdo de matemática de desigualdades, inequações, conjuntos e lógica (tabela verdade), por exemplo em atividades com estudantes das séries iniciais.
4) Defina os limites de seu desenho com uso de circunferências e retas tanto quanto necessário.
5) Com a ferramenta de Interseção de Dois Objetos, em destaque, identifique os pontos de interseção que são extremidades das regiões a serem cortadas.
Estes pontos serão identificados em cinza, como mostrados na imagem ampliada, abaixo.
6) A partir das circunferências e retas traçadas e como os pontos de interseção marcados, defina os arcos e segmentos de retas que delimitam precisamente seu desenho. Para os arcos, utilize o Arco Circuncircular, definido por 3 pontos. Observe que os arcos devem ser sempre traçados no sentido anti-horário.
7) Finalmente, esconda os pontos e rótulos. Para isto, você pode clicar com botão direito sobre o objeto e selecionar a opção Exibir Objeto / Exibir Rótulo ou simplesmente clicar sobre a bolinha que identifica o objeto, na Janela da Álgebra (para exibir a Janela da Álgebra, veja a OBS 1, ao final desta sequência).
PARTE I - Salvando o arquivo - Parte final no Geogebra
8) Esconda a imagem de fundo (para isso, veja veja a OBS 2, ao final desta sequência). Feito isto acesse o menu de configurações indicado e desabilite os eixos e malha.
8) Esconda a imagem de fundo (para isso, veja veja a OBS 2, ao final desta sequência). Feito isto acesse o menu de configurações indicado e desabilite os eixos e malha.
OBS 1: EXIBINDO / ESCONDENDO A JANELA DA ÁLGEBRA
Acesse o MENU PRINCIPAL, no canto superior direito e então habilite/desabilite a opção Janela de Álgebra, em Exibir.