Matemática na cultura maker: criando e cortando quebra-cabeças com recursos físicos e digitais

Autores

Cláudia Brum de Oliveira Fogliarini Filha - IFRS Campus Canoas

Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira - IFRS Campus Canoas

Diego Lieban - IFRS Campus Bento Gonçalves

PARTE I - (PREPARANDO PARA O CORTE) 

1) Escolha uma imagem, limitada essencialmente por circunferências e retas (arcos de circunferências e segmentos de retas). No exemplo ao lado, escolhemos uma deste vídeo. Outras referências são os animais com 13 círculos e os trabalhos já realizados por turmas anteriores.

2) Cole/insira a imagem no Geogebra.

 Em seguida, arraste a imagem para o GeoGebra. Clicando com o botão direito sobre a imagem, em Configurações, você pode habilitar a opção Imagem de Fundo



3) Na barra de ferramentas, no ícone de circunferências, escolha a opção de círculo definido por 3 pontos (ou outra opção que julgares mais pertinente*).

*Caso prefira, você pode pular esta etapa e definir diretamente os limites de seu desenho com arcos e segmentos de retas (neste caso, avance diretamente para a etapa 6).

Permita o uso de arcos e setor circular somente em casos em que não queira explorar o conteúdo de matemática de desigualdades, inequações, conjuntos e lógica (tabela verdade), por exemplo em atividades com estudantes das séries iniciais. 

4) Defina os limites de seu desenho com uso de circunferências e retas tanto quanto necessário. 

5) Com a ferramenta de Interseção de Dois Objetos, em destaque, identifique os pontos de interseção que são extremidades das regiões a serem cortadas.




Estes pontos serão identificados em cinza, como mostrados na imagem ampliada, abaixo.





6) A partir das circunferências e retas traçadas e como os pontos de interseção marcados, defina os arcos e segmentos de retas que delimitam precisamente seu desenho. Para os arcos, utilize o Arco Circuncircular, definido por 3 pontos. Observe que os arcos devem ser sempre traçados no sentido anti-horário. 




7) Finalmente, esconda os pontos e rótulos. Para isto, você pode clicar com botão direito sobre o objeto e selecionar a opção Exibir Objeto / Exibir Rótulo ou simplesmente clicar sobre a bolinha que identifica o objeto, na Janela da Álgebra (para exibir a Janela da Álgebra, veja a OBS 1, ao final desta sequência).  




PARTE I - Salvando o arquivo - Parte final no Geogebra

8) Esconda a imagem de fundo (para isso, veja veja a OBS 2, ao final desta sequência). Feito isto acesse o menu de configurações indicado e desabilite os eixos e malha.


8) Esconda a imagem de fundo (para isso, veja veja a OBS 2, ao final desta sequência). Feito isto acesse o menu de configurações indicado e desabilite os eixos e malha.


OBS 1: EXIBINDO / ESCONDENDO A JANELA DA ÁLGEBRA 

Acesse o MENU PRINCIPAL, no canto superior direito e então habilite/desabilite a opção Janela de Álgebra, em Exibir.

OBS 2: EXIBINDO / ESCONDENDO OBJETOS AUXILIARES