Começando a criar

Passo 1 - Projeto

Vamos começar do começo. Pra você começar a trazer uma ideia à vida, você precisa de um projeto. Exemplo: Quero criar um jogo. Como faço isso? Preciso primeiro saber as peças que vou precisar, se vai ter um tabuleiro, se vai precisar de uma caixa.

Jogo da velha feito na cortadora a laser

O processo de criação desse jogo da velha surgiu da ideia de se ter um jogo da velha que não precisasse de papel e caneta e fosse portátil, portanto, precisávamos das pecinhas, que para economia de materiais se trata de 9 círculos, de um lado, nada (bolinha) e do outro X; precisávamos também do "tabuleiro", no nosso caso, a grade, e para ser portátil, precisávamos de um lugar para guardar as peças, então, juntando o útil ao agradável, a grade se tornou a tampa da caixinha.

Passo 2 - Computadorizar o projeto

Para criar projetos para utilizar as máquinas do laboratório maker, você vai precisar trabalhar com alguns softwares.

Para maiores informações em como criar projetos utilizando esses softwares, temos páginas o site dedicadas a te ajudar um pouco nesse processo. Dá uma espidinha lá ;)

A página com instruções para as impressoras 3D ainda está em construção, agradecemos a compreenção!

Passo 3 - Enviar projeto

Agora que você tem o projeto pronto, é hora de enviar ele pra nós. Em um email que você vai enviar para labmaker@canoas.ifrs.edu.br, no assunto você vai colocar "Projeto 3D" ou "Projeto Laser" e anexar o arquivo que deseja fazer. Informamos que é possível que seu projeto seja recusado se não possuírmos estrutura para realizá-lo, exemplo, se o modelo para impressão 3D não caber em nossas máquinas.

Pedimos que procurem mandar projetos voltados a educação, e não projetos pessoais. Por favor, não peçam action figures ou coisas do gênero se não forem com propósito acadêmico. Possuímos uma capacidade de produção limitada e gostaríamos que os projetos fossem realizados o mais rápido possível para que todos possam usufruir dos equipamentos, mas esse tipo de projetos "desnecessários" tomam muito tempo e podem tirar o lugar de uma ferramenta para o ensino de alguém.

Passo 4 - Pronto!

Você já enviou o projeto, o mesmo foi aprovado, agora é só esperar a data combinada para retirada. 

Sua ideia ganhou vida!